Os Cem Sonetos (com prefácio de Mayer Garção - Portugal)











A internet é um instrumento valiosíssimo. Foi através dela que, entre tantas outras coisas, cheguei a um precioso e-book editado em 1968 pela Universidade de Toronto a partir da publicação portuguesa, de 1920, intitulada Os Cem Sonetos, da PORTUGAL-BRASIL L.DA SOCIEDADE EDITORA, LISBOA.
 Centrada em grandes sonetistas de Portugal e do Brasil, a antologia cobriu um período iniciado com Sá de Miranda (1481-1558) até o ano de 1920.
 Como uma rica joia que ao coração se deve guardar nestes tempos de pobreza da linguagem,  dureza do sentimento e penúria do conhecimento, o prefácio de Mayer Garção (1872-1930), considerado “o príncipe do jornalismo português”, vem nos encantar com a sua explanação sobre a glória do Soneto e a sua perenidade, sobre os destinos da Poesia e, especialmente, sobre as diversas faces sutis e sensíveis do soneto, cantadas pela constelação de poetas portugueses, irmanadas a excelsas estrelas do canto brasileiro.
 Como sugestão do blogue "O Secular Soneto", abaixo está o link de acesso ao arquivo em PDF para a leitura dessa importante obra:













Nenhum comentário:

Postar um comentário