Para Vasco de Castro Lima


Teu amor à poesia nos legou “O MUNDO MARAVILHOSO DO SONETO”, que nos ilustra, deslumbra e comove.

Tua doçura e dedicação estão gravadas neste monumental trabalho que sublima o Soneto, visto nascer no século XIII; tomaste-o pela mão e o mostraste, altaneiro e resoluto em quase oito séculos de aguerrida história.

Bela é a tua obra, já disse o teu inspirado prefaciador. E bela é a tua obstinação, com disciplina, na diligente tarefa de partilhar com outros os frutos que colheste da tua árvore imorredoura que nos dá sonetos.

Quisera ter-te abraçado com braços saídos de minha alma e te agradecer tanta generosidade. Teu livro é o recanto do hoje dos meus dias. É nele que enterneço a aridez do muito que fustiga e maltrata o bem viver.

Recolheste sonetos como fossem flores. Fizeste deles um buquê em cujo perfume eu me deleito e sinto o Belo da Vida. De soneto em soneto, meu interior se sente verdadeiramente acompanhado; fujo de um mundo externo e alheio a mim; vou também me fazendo alheia a esse mundo, porque ele não tem amor nem poesia... Nem sonetos...

E assim, vou sentindo o soneto como quem vê despontar uma flor no século XIII, e vou abrindo os braços para abraçá-la e lhe aspirar a sublimidade da cor. 

E me trouxeste tantas flores! E eu me sinto inundar de Paz e de amorosa felicidade. E plenitude.

Então, com a alma revigorada e o sentimento altivo, volto ao mundo externo para abraçar quem não me abraçou.
Muito obrigada, poeta e amigo Vasco de Castro Lima.
A minha admiração.

Simplesmente... obrigada!



(Regina Coeli Rebelo Rocha)
Rio de Janeiro/RJ – Abril de 2017
_________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário