Rússia


As primeiras obras de literatura russa foram escritas em eslavo eclesiástico, sob profunda influência dos escritores bizantinos.

Em língua vulgar, a tradição oral retém, carinhosamente, as "bilinas", representações populares oriundas da Idade Média.

Foi durante o reinado de Pedro o Grande (1694 até sua morte, em 1725) que a Rússia passou a absorver os reflexos literários do Ocidente. O primeiro jornal data de 1703 e o primeiro teatro de 1756.

A ode foi cultivada na segunda metade do século XVIII, pelos poetas Bogdanovitch e Derchavine. O romantismo literário se desenvolveu brilhantemente, preparado pelo escritor e historia-dor Nikolai Karamzin (1766-1826).

O criador da moderna literatura russa, de linguagem clássica, foi Aleksandr Puchkin (1799-1837), que, na poesia lírica, era um superdotado, inclusive com admirável capacidade para criar obras-primas nos mais diversos gêneros. Escreveu inúmeros poemas, sendo "Evgeni Oniegin" ("Eugênio Onegin"), 1831, o mais importante. Mesmo escrito em versos, é o primeiro grande romance da literatura de seu país.

Na Rússia, o soneto é cultivado desde os tempos de Puchkin, mas alcançou seu ponto mais alto nos "Rymskye soneti" ("Sonetos Romanos"), do simbolista Viatcheslav lnanov.







(Das páginas 457 a 458 de “O Mundo Maravilhoso
do Soneto”, de Vasco de Castro Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário