domingo, 25 de dezembro de 2016

Apresentação de "O Secular Soneto"


Sejam muito bem-vindos a esta
Homenagem ao Soneto.






O presente trabalho tem por objetivo maior Honrar o Soneto, composição poética que vem vencendo os tempos, não obstante as alterações às suas antigas regras e a banalização do que se entende por poesia.

Guiamo-nos pela monumental obra do estudioso, poeta e sonetista Vasco de Castro Lima intitulada "O MUNDO MARAVILHOSO DO SONETO", editada em 1987, que contempla — com abrangência e profundidade não vistas até então — o estudo da origem e da "saga" do Soneto desde o século XIII, bem como apresenta um número expressivo de cultores dessa forma poética muitíssimo mais admirada do que criticada, daí o seu vitorioso e secular percurso. A todo esse estudo chamamos PARTE I.

Passados quase 30 anos da edição do livro do poeta Vasco, é nosso humilde desejo engajarmo-nos às fileiras que creem firmemente no Soneto como potente instrumento revelador do sentimento humano e um majestoso farol a iluminar a palavra no bom uso que dela se faz, vindo, muitas vezes, transformá-la em Arte. A esse nosso desejo chamamos PARTE II.

Aqui estão sonetos notoriamente conhecidos e reconhecidos. Também aqui estão sonetos que se circunscreveram nos limites do olhar de quem os construiu ou à atenção de poucos. Aqui está uma porção de sonetos, muitos deles de um tempo mais recente e tornados públicos através da internet; aqui estão sonetos colhidos de livros escondidos em sebos literários.
Em qualquer dos casos, seus autores poderão não tê-los visto como "obras-primas", mas, por certo, sobre eles se debruçaram, amando-os e respeitando-os, num amorável esforço de bem fazê-los para manter acesa a chama de uma composição poética secular chamada Soneto. 
E para que ele jamais escureça.

Regina Coeli Rebelo Rocha, Rio de Janeiro/RJ.




ATENÇÃO, POR FAVOR!

Embora aberto para leitura,
este blogue AINDA está em construção,
com muitas matérias a serem postadas.
Obrigada pela compreensão.
Regina Coeli
Rio de Janeiro/RJ, 25 de dezembro de 2016.
____________________________





Nesta "Casa do Soneto", abre-lhes a porta
o rol de Sonetos ao Soneto de autoria do
poeta e sonetista Vasco de Castro Lima.
Deliciem-se, amigos e leitores.

Rio de Janeiro/RJ, 25 de dezembro de 2016.




6 comentários:

  1. Parabéns!!
    Regina, tenho grande admiração por você!
    Excelente seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Minha cara Poeta Regina Coeli Rebelo Rocha.
    Brilhar é fácil para quem escreve com amor e com respeito à poesia.
    Brilhar ainda mais é para quem se dedica de corpo e alma ao estudo do magnífico e mágico mundo do soneto.A magia se encontra em cada rigoroso detalhe proposto por tantos que nos antecederam e que ao soneto se dedicaram.
    A magia está nessa sua paixão, nesse seu esmero, nessa sedução que você consegue tão bem repassar aos amigos leitores através desse trabalho cuja proposta entendo ser: mostrar aos que conhecem, aos que pouco conhecem e àqueles que ignoram, que a beleza pode ser encontrada em qualquer forma poética, mas nada se compara à grandeza de um soneto que obedece ao classicismo. Acredito mesmo que o sonho maior de um sonetista é encontrar essa magia, esse encantamento num soneto apenas dentre as dezenas de seu repertório que não deixam de ter valor. Mas a obra prima está quase sempre um pouco além.Que todos nós possamos encontrar esse algo especial. Difícil, sim. Muito difícil.Impossível, jamais!Basta que nos apaixonemos.
    Este seu trabalho de "quando", "onde" e "como" é para ser estudado com carinho por todos os amantes da poesia, principalmente por quem ainda busca o caminho da pureza literária.
    Parabéns por ter escolhido esse belo mestre Vasco de Castro Lima que lhe ofereceu diretrizes e trouxe à tona tantos sonetistas!
    Parabéns pela busca incansável de novos nomes e outros que ainda virão.
    Parabéns, parabéns, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela belíssima iniciativa. Fico muito feliz de minha mãe, Ângela Santos, participar desse projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra. Luanda Santos, minha filha amada, obrigada por nos incentivar nesta grandiosa
      iniciativa.

      Excluir
  4. Parabéns pela iniciativa de cultivar o belo. Você é mestra nessa arte. Esse é um lugar para o refrigério de nossa alma.Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Ruth Olinda Gentill Sivieri11 de abril de 2023 às 21:04

    Regina, como é bom voltar aqui e reler toda essa preciosidade, amiga querida! Aplausos e mais aplausos pelo belíssimo trabalho, que não nos deixa sair, pois são tantos os aprendizados, que gostaríamos de ficar horas e horas . Beijos

    ResponderExcluir